![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiRiwm9Wka1MgqKYGlDgplAxO7f3krILZx1B5I0oLPSfwXmZIcf4XsVH0zdSqOYv70qxXkQaB9jvn_3bRcVDVdoQWWismh8bEoajRid3d-vU7RDdW-SLbOaIXYxjYblEpSq12NRG9N_y2Q/s320/antartica-mapa.jpg)
Os primeiros exploradores desta região atingiram o Pólo Sul somente em 1912 e o mapeamento do relevo foi feito por fotografias aéreas, única forma possível para atravessar o gelo. Ainda há muito que se estudar e observar neste continente, que tem muito a dizer sobre o passado glacial da Terra e sobre suas condições climáticas.
Juridicamente, a Antártida está sujeita ao Tratado da Antártida, pelo qual as várias nações que reivindicaram território no continente, com o propósito de explorar seus minérios nos grandes depósitos de carvão e outros minerais (Argentina, Austrália, Chile, França, Noruega, Nova Zelândia e Reino Unido) concordam em suspender as suas reivindicações, abrindo o continente à exploração científica.
Por esse motivo, e pela dureza das condições climáticas, a Antártica não tem população permanente, embora tenha uma população residente de cientistas e pessoal de apoio nas bases polares, que oscila, em seu número, entre o inverno e o verão.
Uma outra questão importante que envolve a região, na atualidade, é o derretimento das calotas polares. Com o aquecimento da temperatura global, provocado pelo efeito estufa, enormes blocos de gelo ( icebergs ) têm se desprendido do pólo sul. Este fenômeno climático pode acarretar sérios danos no futuro caso continue. Pesquisadores afirmam que muitas cidades litorâneas podem desaparecer do mapa caso o quadro não seja revertido.grande número de baleias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário