quarta-feira, 30 de abril de 2008

Características da Antártida

Este continente de 14 milhões de Km2 rodeia o Pólo Sul e é cercado pelo Oceano Antártico, que fica entre o Oceano Pacífico e o Atlântico. Devido ao frio intenso com ventos violentos, esta região, permanentemente coberta pelo gelo, possui condições desfavoráveis para quase todo meio de vida, porém, vivem ali os pingüins, que procuram seu alimento no mar, focas e também um A foca é um animal de clima frio típico da Antártida, alimenta-se do plâncton marinho e é uma das espécies animais que mais corre risco de extinção. O corpo de uma foca é hidrodinâmico, semelhante a um torpedo, com os membros posteriores e anteriores em forma de nadadeira. Outro detalhe interessante é que esta espécie não possui orelhas. Todas essas características fazem destes bichinhos excelentes nadadores, mas em contra partida eles não têm habilidade em terra firme sendo presas fáceis para predadores e caçadores. Para se proteger do frio estes seres não contam com pêlos, mas sim com uma espessa camada de gordura subcutânea.
Os primeiros exploradores desta região atingiram o Pólo Sul somente em 1912 e o mapeamento do relevo foi feito por fotografias aéreas, única forma possível para atravessar o gelo. Ainda há muito que se estudar e observar neste continente, que tem muito a dizer sobre o passado glacial da Terra e sobre suas condições climáticas.
Juridicamente, a Antártida está sujeita ao Tratado da Antártida, pelo qual as várias nações que reivindicaram território no continente, com o propósito de explorar seus minérios nos grandes depósitos de carvão e outros minerais (Argentina, Austrália, Chile, França, Noruega, Nova Zelândia e Reino Unido) concordam em suspender as suas reivindicações, abrindo o continente à exploração científica.
Por esse motivo, e pela dureza das condições climáticas, a Antártica não tem população permanente, embora tenha uma população residente de cientistas e pessoal de apoio nas bases polares, que oscila, em seu número, entre o inverno e o verão.
Uma outra questão importante que envolve a região, na atualidade, é o derretimento das calotas polares. Com o aquecimento da temperatura global, provocado pelo efeito estufa, enormes blocos de gelo ( icebergs ) têm se desprendido do pólo sul. Este fenômeno climático pode acarretar sérios danos no futuro caso continue. Pesquisadores afirmam que muitas cidades litorâneas podem desaparecer do mapa caso o quadro não seja revertido.grande número de baleias.

Nenhum comentário: