quarta-feira, 30 de abril de 2008

Curiosidades

Você sabia que existe um Museu Antártico da Fundação Universidade do Rio Grande criado em 7 de janeiro de 1997? Pois existe. Neste museu encontramos uma sítese do continente Antártico desde sua formação, sua flora e fauna e a história do homem no continente polar, inclusive as atividades do Brasil nesse lugar inóspido.
Calcula-se que a Antártida tenhacerca de 14 000 000 km2.Seu contorno é irregular com apenasduas reentrâncias: o Mar de Weddelle o Mar de Ross.
Na Antártida a espessura do gelochega a atingir 4 km formandograndes inlandsis que recobrema superfície.
Cerca de 98% da superfície da Antártida é recoberta por geleiras. Estas dão origem aos icebergs que flutuam à deriva pelo mar. O gelo Antártico, que soma 30 milhões de km3, representa mais de 90% da água doce do planeta e é uma riqueza estratégica para o futuro: se todos os rios do mundo fossem alimentados por esse gelo, correriam perenes por pelo menos 600 anos.
A temperatura mais baixa já registrada na Terra foi na Antártida, na base científica russa de Vostok: -89,2º C no dia 21 de julho de 1983.
A Antártida é mais fria do que o Ártico devido às elevadas altitudes e aos blizards. Em conseqüência de temperaturas tão baixas.
No inverno a área da Antártida é maior devido à formação de uma capa de gelo que circula o continente. Essa camada variável é chamada de banquisa.
Mais de 9 mil fragmentos de meteoritos já foram recolhidos na Antártida. Dentre eles, um meteorito de 4 bilhões da anos que, aparentemente, se desprendeu de Marte.

Sobre a Antártida, você sabia que...

Dizer Antártida ou Antártica está correto?

Na Antártida não há bactérias e em razão disto, alimentos podem ser consumidos após anos sem uso, não existe também o mofo, nem latas enferrujam e nem alimentos apodrecem?

Os blocos de gelo flutuantes (icebergs) são formados por água doce? É em razão disto que os mesmos flutuam, pois a água doce é mais leve que a água salgada do mar

A parte visível dos icebergs sobre as águas representam em média apenas 10% do seu total? 90% estão sob as águas

Só existem duas estações: verão com 6 meses de sol (não existem noites) e inverno com 6 meses de escuridão (não existem dias)

A temperatura média no verão é de 0° C e no inverno de - 20°C, chegando a máxima à - 70° C?

As reservas de carvão ali existentes podem suprir todas as necessidades do nosso planeta por alguns séculos?


Calcula-se que a Antártida tenha cerca de 14 000 000 km2.
Seu contorno é irregular com apenas duas reentrâncias: o Mar de Weddell e o Mar de Ross.

Na Antártida a espessura do gelo chega a atingir 4 km formando grandes inlandsis que recobrem a superfície.

Cerca de 98% da superfície da Antártida é recoberta por geleiras. Estas dão origem aos icebergs que flutuam à deriva pelo mar. O gelo Antártico, que soma 30 milhões de km3, representa mais de 90% da água doce do planeta e é uma riqueza estratégica para o futuro: se todos os rios do mundo fossem alimentados por esse gelo, correriam perenes por pelo menos 600 anos.

O potencial de recursos naturais da Antártida pode ser enorme, havendo indícios de cobre, ouro, chumbo, prata, platina, cromo, carvão, minério de ferro, petróleo e gás natural. No entanto, em 1988, os membros do Tratado da Antártida decidiram que os projetos de exploração econômica estavam proibidos, temendo que a poluição colocasse em risco o continente e seu processo de arquivo de climas passados.

O Tratado da Antártida é um acordo firmado desde 1959, que determina o uso do continente para fins pacíficos, estabelece o intercâmbio de informações científicas e proíbe novas reivindicações territoriais.

O Tratado, do qual o Brasil é signatário, determinou que até 1991 a Antártida não pertenceria a nenhum país em especial, embora todos tivessem o direito de instalar ali bases de estudos científicos. Na reunião internacional de 1991 os países signatários do Tratado resolveram prorrogá-lo por mais 50 anos, isto é, até 2041 a Antártida é um patrimônio de toda a Humanidade. Atualmente o Tratado da Antártida tem 41 associados dos quais 26 são membros consultivos, inclusive o Brasil.

A primeira expedição brasileira à Antárida aconteceu em 1984 com o navio Barão de Teffé, dando início ao Programa Antártico Brasileiro com a instalação da base científica Comandante Ferraz na Ilha do Rei Jorge.

O primeiro avião brasileiro a pousar ali foi um Hércules C-130, em agosto de 1983, em pleno inverno. A partir daí, os vôos de apoio têm se realizado sete vezes ao ano. Isso porque no inverno só se pode chegar ao continente de avião, pois o mar congela e impede a aproximação de navios. Além da Estação Comandante Ferraz, o Brasil conta com 4 refúgios, feitos de um ou dois containers, onde os pesquisadores podem ficar num período de 30 a 40 dias.

Existem no Brasil 22 universidades e institutos de pesquisa que se dedicam ao estudo do continente antártico. Entre eles está o estudo das rotas de migração das aves desenvolvido pela equipe da UNISINOS do Rio Grande do Sul, que já fez o levantamento de mais de 13 mil aves, o trabalho sobre impacto ambiental desenvolvido pelo Instituto Oceanográfico da USP, o estudo dos pingüins que vivem nas proximidades da Estação Comandante Ferraz, a pesquisa das geleiras próximas à estação desenvolvida pelo glaciólogo brasileiro Jefferson Cardia Simões da UFRS, um estudo geológico-estratigráfico da Península Antártica e sua relação com o continente sul-americano, o exame da camada de ozônio e o comportamento do clima antártico e sua influência sobre o Brasil desenvolvido pelos cientistas ligados ao INPE, o estudo sobre as espécies de peixes comestíveis desenvolvido pelas universidades do Estado do Paraná, a busca de meteoritos feita pelos astrônomos do Observatório Antares, de Feira de Santana. Enfim, os estudos brasileiros são dirigidos para uma maior compreensão do meio ambiente global, sendo fundamental toda a atividade desenvolvida na área do Tratado da Antártida.

2 comentários:

Sandra Xavier disse...

naossa esse eu digo q é um texto grande e uma forma de aprendizado

Pérolas da turma 72 do Imlau disse...

Muito bom, muito bom
Se quiseres mais informações,
pode vir aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Antártida

espero ter ajudado :)